Notícias

Asus apresenta laptop-tablet-celular com Android e Windows

Publicado por
na Categoria Notícias
A taiwanesa Asus revelou hoje, durante a feira Computex, na Ásia, seu novo projeto híbrido chamado Transformer Book V, que pode ter as funcionalidades de até cinco dispositivos diferentes. O aparelho é composto de três peças: tela de 12,5 polegadas, smartphone de 5 polegadas e um teclado.

A tela maior funciona, sozinha, como um tablet rodando Windows 8.1, que toma a forma de um laptop ao ser conectada ao teclado. O smartphone roda Android Kitkat 4.4, mas pode ser acoplado à tela do tablet por meio de uma entrada traseira. Isso permite que o display também seja utilizado como tablet ou laptop Android.

Uma funcionalidade particularmente interessante é o fato de que ainda é possível mostrar a interface Android dentro do Windows 8.1, utilizando dois sistemas operacionais, simultaneamente, na mesma tela. Desta forma, o smartphone fica conectado ao Windows assim como ficaria por um cabo USB, sendo possível trocar arquivos entre o smartphone e o tablet/PC.

As especificações completas ainda não foram reveladas, mas sabe-se que a parte Windows do dispositivo rodará com processador Intel Core de quinta geração (ainda não lançado) e terá uma SSD de 128 GB como memória interna, além de 4 GB de memória RAM e bateria de 28.000 mAh. O teclado (que não tem bateria própria) transportará uma HD comum de até 1TB, que poderá ser acessada enquanto o teclado e a tela estiverem ligados.

O smartphone, por outro lado, utilizará processador Intel Atom Moorefield quad-core de 64 bits. Além disso, terá 2 GB de RAM e armazenamento de até 64 GB (não se sabe ainda sobre um possível slot MicroSD). O smartphone terá câmera traseira de 8 MP e uma frontal de 2MP, além de bateria de 2.500 mAh.

O preço do dispositivo híbrido não foi revelado, nem sua data de lançamento. A Asus também não informou se pretende comercializá-lo separadamente.

Notícias recentes